Sistema dos motores 'Power' da VW


Conheça os detalhes e os diferenciais do sistema de injeção eletrônica que equipam os motores EA 111, responsável por impulsionar as linhas 1.0 e 1.6 litro da Volkswagen.
Velho conhecido dos reparadores em todo o Brasil, o motor Volkswagen EA 111, ou Power - como é chamado popularmente - passou por várias evoluções até chegar nos modelos atuais, cheios de recursos tecnológicos e sistema de injeção eletrônica bicombustível. É uma grande família de motores, que nasceu com o 1.0 litro, mas a partir de 2001 passou a oferecer motorizações de 1.6 l, e em 2005, o 1.4 l desenvolvido para a Kombi. (Confira na edição 153 a desmontagem e dicas de manutenção desse motor na versão 1.6l).

Para acompanhar as evoluções desse motor, o sistema de injeção eletrônica também sofreu aprimoramentos. Desenvolvido pela Magneti Marelli, o sistema utilizado é de quarta (VI) geração e recebe as nomenclaturas 4LV e 4SV. Entre os motores que equipa estão os de motorização 1.0 l, de 8 V e 16 V e os de 1.6 l, presentes nos veículos das linhas Fox, Gol, Parati , Golf e Pólo, tanto nas versões gasolina quanto Totalflex.
A diferença entre os dois sistemas, na verdade, é apenas o tamanho do módulo, ou seja, a tecnologia eletrônica empregada na produção do circuito impresso da unidade e de novos hardwares. O gerenciamento 4LV foi usado nas linhas produzidas até o ano de 2002 de motores 1.0 l 8 V e continua equipando os conjuntos de 1000 cilindradas de 16 V, enquanto o sistema 4SV passou por uma adequação e está acoplado nos modelos 1.0 l 8 V.
Além disso, um novo sensor combinado, que mede a pressão no coletor e a temperatura do ar, vem sendo utilizado desde 2003. É necessário prestar atenção numa eventual troca desse sensor, pois apesar dos conectores do chicote serem compatíveis, os sensores não têm compatibilidade entre os sistemas e não permitem a instalação incorreta.
Acelerador eletrônico E-GAS
Uma das principais características desse sistema é o acelerador eletrônico (Drive by Wire) do tipo E-GAS, que dispensa a utilização de cabos mecânicos. Entre as vantagens desse componente estão a otimização do torque, economia de combustível e redução do nível de emissões; o que resulta em maior durabilidade do motor.
"No acelerador com cabo, o condutor costuma pisar forte no pedal para obter um ganho rápido de torque com o motor frio ou quente, o que provoca o aumento dos níveis de emissões, maior consumo de combustível e desgastes no motor", explica Melsi Maran, instrutor do SENAI-Ipiranga do módulo Volkswagen.

"O programa do acelerador eletrônico não permite que isso aconteça, pois comanda automaticamente a abertura da borboleta de aceleração em função das condições de trabalho do motor e de valores pré-estabelecidos pela engenharia, instalados no programa do módulo de injeção, proporcionando uma otimização do torque e de potência, além da redução de emissões de poluentes e, em conseqüência, maior vida útil para o motor", conclui.

Para garantir a eficiência do sistema, ou seja, controlar a abertura e fechamento da borboleta e a desaceleração do motor, o sistema do acelerador eletrônico E-GAS trabalha com dois potenciômetros acoplados no pedal de aceleração e dois interruptores acoplados nos pedais do freio e da embreagem, que comunicam ao módulo quando precisa diminuir a rotação, fazer o corte de combustível ou parar de acelerar.

No painel, a luz indicativa EPC (Engine Power Control) acende ao ligar a ignição e se apaga após a partida. Quando essa luz se mantém acesa indica que o conjunto do acelerador eletrônico (pedal de aceleração, interruptores do pedal de embreagem e freio,chicote, módulo de injeção e corpo de borboleta) apresenta problemas elétricos ou eletrônicos.
"A Volkswagen não utiliza lâmpada indicadora de defeitos no sistema de injeção como um todo, devido a existência de estratégias avançadas de correções de problemas no programa do módulo de injeção, garantindo maior tranqüilidade e segurança ao condutor e passageiros", explica Melsi.
De acordo com o instrutor, avarias podem ocorrer nos sensores localizados nos pedais do acelerador, do freio e da embreagem; no servo motor da borboleta e nos sensores de posição da borboleta. "Em casos de gravidade, o sistema entra em modo de segurança e assume condição de emergência, na qual o módulo desliga o corpo de borboleta, mantendo apenas uma abertura mecânica, que desenvolva 1.800 rpm, para permitir que o motorista leve o carro até um posto de atendimento", comenta.
Outra condição em que a luz acende é a perda de alimentação do sistema por um longo período de tempo e, nesse caso, quando o técnico trocar ou recarregar a bateria, o programa será reiniciado, como um computador, ou seja, vai fazer um novo reconhecimento do sistema. Para isso, é preciso ligar a chave de ignição e aguardar 30 segundos antes de dar a partida, para que o programa faça o reconhecimento do sistema e as adaptações, para que em seguida possa fazer registro desses dados.
Vale lembrar que o acelerador eletrônico trabalha com dois sensores de posição de pedal do tipo potenciômetros, assim se um falhar o outro assume o controle. Sua função é informar ao módulo a posição angular do acelerador, que determina a velocidade e a força na qual o pedal é acionado. A unidade de comando, então, realiza os cálculos, juntamente com os outros parâmetros disponíveis, para comandar a abertura da borboleta.

Manutenção e reparos

A manutenção preventiva do sistema é a convencional, recomendada no manual do fabricante do veículo, e inclui a troca de filtros, velas, cabos e a utilização de gasolina de boa procedência. A limpeza de bicos injetores, por exemplo, deve ser feita apenas se o veículo apresentar problemas de entupimento e obstrução. Por isso, é necessário checar o sistema a cada 20 mil km e nas trocas dos filtros de combustível/flex.

Um dos principais sintomas que indica defeitos no sistema é a perda de aceleração, que pode ser acarretada por formação de borra no corpo de borboleta, que provoca oscilações de aceleração, principalmente, na marcha lenta. Nesse caso é necessário efetuar uma limpeza, aplicando o solvente com cuidado, utilizando um pincel ou spray, sem jamais mergulhar a peça na emulsão. Para remover a peça do motor, solte e retire os parafusos e o conector elétrico.
"É muito difícil ter que trocar o módulo, pois é muito resistente a picos de tensão. Se esse procedimento for necessário, em alguns módulos será preciso telecarregar a unidade, codificar o sistema imobilizador e realizar o ajuste básico do corpo de borboleta.

"Vale lembrar também que ao trocar qualquer componente do sistema é necessário fazer o ajuste com o auxílio de um scanner", destaca Melsi.

Particularidades do sistema

Além do sistema E-GAS de acelerador eletrônico, a IV geração de injeção da Marelli apresenta outras particularidades, como ignição estática, sem distribuidor; bobina dupla com estágio de potência incorporado; e regulador de pressão e retorno de combustível acoplados na bomba de combustível ou no filtro, o que elimina o tubo de retorno de combustível, que vai até o motor, proporcionando mais segurança e economia de material.

Mais um detalhe é o sensor de rotação, que nesse motor está localizado na flange do vedador traseiro do virabrequim e trabalha juntamente com o sensor de fases do comando de válvulas. "Diferente do que acontecia nos motores antigos, esse sensor de rotação indica ao módulo qual o PMS (Ponto Morto Superior) de cada pistão, enquanto o sensor de fase indica a posição de cada pistão, para fazer a correção de detonação por cada cilindro e a injeção seqüencial, no momento da abertura da válvula de admissão, reduzindo o nível de emissões", diz.
Além disso, o sensor de rotação atual (hall) trabalha em conjunto com o anel de impulso magnético (que substitui o metálico) para gerar sinais digitais. Em uma eventual troca do anel de impulsos ou do vedador de óleo, o técnico deve afastar a caixa de transmissão, remover a embreagem e o volante para então, retirar o vedador e o anel e para instalar, utilize a ferramenta especial (desenvolvida com apoio do instrutor Melsi ) que encaixada no anel, só dispõe de uma posição correta para fixar o anel no virabrequim, e para trocar o sensor de rotação basta soltar um parafuso através de um orifício na traseira do bloco do motor.

O instrutor conta ainda que se o sensor de fase queimar, o motor continua funcionando, porém se o sensor de rotação apresentar problemas, o motor não vai pegar. Para remover o sensor de fase do cabeçote do motor, retire os parafusos e o conector.
É importantíssimo lembrar que o corpo de borboleta só é substituído se tiver queimado e a peça é trocada inteira, pois é lacrada e não permite remanufatura, recondicionamento ou reparo.
Onde estão os sensores:

Sensor de rotação do motor

Módulo de comando eletrônico

Sensor de fase

Relés da bomba e injeção

Sensor de pressão do coletor e temperatura do ar

Tubo distribuidor de combustível com as válvulas injetoras

Conector do sensor de rotação

Bobina de ignição com estágio de potência incorporado.

Sensor de temperatura da água

Sensor de velocidade

Sensor de oxigênio (sonda lambda)

Bomba de combustível
Unidade de comando nos sistemas Magneti Marelli 4LV e 4SV (J537)


O sistema é utilizado nos Gol e Parati equipados com os motores EA 111 de 8 ou 16 válvulas, e no novo Polo com motor 1.0 de 16 válvulas. A unidade é ligada ao veículo por dois conectores, um com 81 pinos e outro com 39. O conector de 81 pinos recebe os fios que pertencem ao chicote que atende o veículo, enquanto o de 39 vias, recebe o chicote do compartimento do motor.
Conector A
1 - Massa da unidade de comando e sensores 1
2 - Massa da unidade de comando e sensores 2
3 - Alimentação da unidade de comando - linha 30
4 - Alimentação da unidade de comando - linha 15
24 - Massa do relé do eletroventilador 2ª velocidade
30 - Liga/desliga do pressostado do ar-condicionado (F129)
32 - Massa
33 - Massa do potenciômetro G185 do sensor do pedal do acelerador
34 - Sinal do potenciômetro G185 do pedal do acelerador
35 - Sinal do potenciômetro G79 do pedal do acelerador
36 - Massa do potenciômetro G79 do pedaldo acelerador
37 - Sinal de rotação do motor para o instrumento combinado (conta-giros)
39 - Sinal do interruptor do pedal da embreagem (linha 15)
40 - Sinal do interruptor do ar-condicionado
41 - Sinal do termostato do ar-condicionado
43 - Linha serial do imobilizador (J362) e conector de diagnóstico
47 - Massa do relé do eletroventilador (1ª velocidade)
48 - Lâmpada EPC K132 do painel
50 - Massa dos sensores
53 - Positivo de 5V de referência
54 - Sinal do sensor do velocímetro
55 - Sinal do interruptor do pedal de freio (linha 15)
56 - Sinal de acionamento das lâmpadas de freio
63 - (-) 12V para o aquecimento da sonda lambda
64 - Comando da válvula do canister (N80) (limpeza do filtro de carvão ativado)
65 - Comando do relé da bomba de combustível (J17)
68 - Massa da sonda lambda (G39)
69 - Sinal da sonda lambda (G39)
72 - 5V do sensor do pedal do acelerador (G185)
73 - 5V do sensor do pedal do acelerador (G79)
Conector B
82 - Sinal do sensor de rotação (G28)
83 - 5V para os sensores de posição da borboleta (G187 e G188)
84 - Sinal do sensor de posição da borboleta (G188)
85 - Sinal do sensor da temperatura do ar (G42)
86 - Sinal do sensor de fase (G40)
87 - 5V do sensor de rotação (G28)
88 - Comando da válvula injetora 3
89 - Comando da válvula injetora 4
91 - Massa dos potenciômetros do sensor da posição da borboleta (G187 e G188)
92 - Sinal do sensor de posição da borboleta (G187)
93 - Sinal do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento (G2)
96 - Comando da válvula injetora 1
97 - Comando da válvula injetora 2
98 - 5V sensores de pressão (G71) e de fase (G40)
99 - Massa do sensor de detonação
102 - Comando da bobina 2
103 - Comando da bobina 1
106 - Sinal do sensor de detonação
108 - Massa dos sensores
109 - Sinal de pressão absoluta (G71)
116 - Comando do relé da plena potência para o ar-condicionado
117 - Comando (+) do servomotor da borboleta
118 - Comando (-) do servomotor da borboleta
Carolina Vilanova]
fonte:www.omecanico.com.br

Postar um comentário

17 Comentários

  1. Ótimo Artigo: ajudou-me a consertar um "galho" no sensor de temperatura d'água. Localizei o sensor via fotos, descobrindo que havia um mu-contato elétrico. Removi o conector, apliquei spray limpa contatos e Voiala...maravilha, o ventilador de arrefecimento da radiador saiu do Regime de Emergência e funciona só quando necessário!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. como e feito a troca da correia dentada kombi 1.4 flex

    ResponderExcluir
  3. é possivel trocar o modulo de injeção gasolina do motor EA111 1.6 por algum modulo flex ou a alcool e poder rodar com alcool?

    ResponderExcluir
  4. estou com problema de lubrificacao motor quente marcha lenta luz do oleo acende ja troquei 3 bombas e o interruptor que fazer grato

    ResponderExcluir
  5. Motor 1.o flex 8 valvulas - diagnostico: cilindro queimado. necessario substituir os 4 (30.000 km rodados), ou somente o defeituoso ?

    ResponderExcluir
  6. estou com problemas de lubrificacao,motor quente marcha lenta luz de oleo acende,ja troquei a bonda de oleo mas nao adiantou,o que fazer?

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde! No painel, a luz indicativa EPC (Engine Power Control) acende ao ligar a ignição não se apaga após a partida. fiz um novo reconhecimento do sistema. Ligando a chave de ignição e aguardar 30 segundos antes de dar a partida, para que o programa fazer o reconhecimento do sistema e as adaptações, quando virei a chave um rele ficou trebelhando direto fazendo barulhos constante enquanto a chave virada, não mas funcionou o carro. quando removo ele a bomba funciona jogando combustivel, mas tambem não funciona. Poderia me informar a causa? Obrigado. Ronaldo Cavalcante

    ResponderExcluir
  8. Resolvido problema da kombi 1.4 flex! desliguei a unidade de comando e religuei, funcionou perfeitamente.Ronaldo Cavalcante

    ResponderExcluir
  9. Carla disse: Comprei recentemente um Gol G3 1.0 8v 2005/2005 Totalflex c/ GNV instalado. Alguns dias atrás o carro não deu partida de manhã. O mecãnico disse que o carro estava injetando muita gasolina na partida e afogando o carro. Ele trocou uma peça e o carro funcionou normalmente. No dia seguinte de manhã o carro não deu partida de novo.
    A pergunta é: porque ele só tem problemas para dar partida de manhã?
    Afinal de contas de tarde ao sair do mecânico ele rodou normalmente e no dia anterior também estava rodando certinho? O problema não parece ser simplesmente parar o carro e depois fazê-lo andar de novo e sim parar o carro por muitas horas...
    O que mais pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito das dicas, mas em recife existe uma oficina que testa, recupera e da garantia do serviço feito em corpos de borboleta,mesmo sendo blindado, digo isto porque sou mecânico e já comprei varios corpos de borboleta e tanto eu quanto o cliente ficou satisfeito, qualque duvida jeffersonsouza37@gmail.com.

    ResponderExcluir
  11. EU TO COM UM GOL 1.0 16VL QUE VEM CORRENTE MAIS MAS NAO VEM CORRENTE CONTINUA VC VIRA O MOTOR VEM CORRENTE ATE UM SERTO PONTO MAIS PARA E O CAARO NAO PEGA O QUE PODE SER?

    ResponderExcluir
  12. estou com um voyage 2010, 1.0 que na velocidade 1 do eletroventilador, o ar condicionado entra mas, a ventilação não funciona, na velocidade 2 o ventilador entra e saí o ar condicionado... o que fazer?

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma kombi ano 08/09 1.4 total flex e gostaria de saber se a mesma da muito problema de incendiar?

    ResponderExcluir
  14. posicao correta da roda fonica do gol g 4 1.0 power 2007 8 valvulas no primeiro pic ou no segundo

    ResponderExcluir
  15. tenho um gol g3 16V power 2004, gostaria de saber se é realmente preciso esperar a luz da partida desligar antes de dar partida?

    ResponderExcluir
  16. tenho um gol g3 motor power , e meuu painel nao tem relogio de temperatura , comprei um relogio porem ele so tem um fio para o sensor e e sinal negativo , tem como eu usar meu sensor de tempetatuta original, meu sensor e o de 4 fios .

    ResponderExcluir
  17. Tenho um GOL 2004 - 1.0 - 8 válvulas Completo (Ar+Direção+trava) 4 portas. Quando o carro está em ponto morto e na lenta, a luz do óleo acende. Alguém tem o diagnóstico para o ocorrido.

    ResponderExcluir