Regulagem do ponto inicial de ignição - Parte 2

Nessa edição abordaremos a regulagem do ponto de ignição dos veículos equipados com os sistemas: Motronic MP 9.0, IAW 1AVS, IAW 1AVI, IAW 1AVB e IAW 1AVP.

Dica 1: Regulagem do ponto de ignição - Sistemas Motronic MP 9.0, IAW 1AVS e IAW 1AVI

Procedimento (vide figura 1):
- Dar partida no motor;
- Deixar o motor aquecer até desligar a ventoinha pela 2ª vez;
- Com o motor em marcha-lenta, retirar o "shorting Plug". Nesse instante, a rotação irá subir para aproximadamente 1200 RPM e o avanço de ignição ficará %u201Ctravado%u201D deixará de oscilar;
- Soltar o distribuidor;
- Direcionar a lâmpada estroboscópica para o volante do motor e regular o ponto de ignição, girando o distribuidor, em:
- 6º APMS* Gol MI 1000 8V
- 6º APMS* Gol/Parati MI 1000 16V
- Apertar o distribuidor;
- Com o motor ainda em marcha-lenta, recolocar o"Shorting Plug";
- Feito isso, a UCE voltará a operar normalmente. O avanço de ignição deve voltar a oscilar.

Dica 2: Regulagem do ponto de ignição - IAW 1AVB e IAW 1AVP

Procedimento (vide figura 2):
- Dar partida no motor;
- Deixar o motor aquecer até desligar a ventoinha pela 2ª vez;
- Com o motor em marcha-lenta, retirar o "shorting Plug";
- Desligar o motor por pelo menos 10 segundos (sem o "Shorting Plug%u201D);
- Dar partida no motor. A partir desse momento o avanço de ignição ficará %u201Ctravado%u201D deixará de oscilar;
- Soltar o distribuidor;
- Direcionar a lâmpada estroboscópica para o volante do motor e regular o ponto de ignição, girando o distribuidor, em:
- 9º APMS*
- Apertar o distribuidor;
- Recolocar o "Shorting Plug" com o motor ainda em marcha-lenta;
- Desligar o motor por pelo menos 10 segundos;
- Feito isso, a UCE voltará a operar normalmente. O avanço de ignição deve voltar a oscilar.

* Comentários:
- APMS: Antes do ponto morto superior.
- Nos veículos com motores AP, fabricados a partir de agosto de 98 (IAW 1AVP), não é necessário desligar o motor por 10 segundos. Nesses veículos o avanço de ignição é desativado automaticamente quando é desligado o "shorting plug".

Dica 3: Nunca elimine a capa de blindagem do distribuidor

- É muito comum a prática de se eliminar a capa de blindagem da tampa do distribuidor de ignição (figura 3).
- Normalmente os reparadores retiram essa capa sob a alegação de que a mesma facilita o surgimento de fugas de corrente da tampa do distribuidor para a massa do veículo.
- No dia-a-dia observa-se, claramente, que não é recomendada a eliminação da capa de blindagem.
A retirada desse componente pode ocasionar o surgimento de interferências eletromagnéticas no sistema. Conseqüentemente podem surgir falhas generalizadas no funcionamento do motor como:
- Motor não pega;
- Motor falhando;
- Marcha-lenta oscilando.

Essa dica foi retirada da Enciclopédia Automotiva Doutor-ie. Para saber mais sobre a Enciclopédia Automotiva Doutor-ie, ligue para 48 3234.6781 / 48 3234.3967 (NOVOS TELEFONES) ou visite a loja virtual www.doutorie.com.br
Colaborou: Válter Ravagnani

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2 Comentários

  1. Olá tenho uma pergunta, o ponto do gol mi1.0 a álcool 9.0 motronic seria 9 graus ou 6 graus,mas, existem uma dúvida aí,o grau coloca se 9 graus ou 6 na pistola e busca se o ot no volante ou buscase o número de referência no volante!?!!

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