Regulagem do ponto inicial de ignição - Parte 1

Nessa edição falaremos sobre os procedimentos de regulagem do ponto inicial de ignição dos veículos equipados com os sistemas Le-Jetronic, Multec 700 TBI e FIC EECIV (autolatina).

Os veículos equipados com ignição dinâmica (distribuidor de ignição) necessitam da conferência periódica do ponto inicial de ignição. Os procedimentos de regulagens para os sistemas Le-Jetronic, Multec 700 TBI e FIC EECIV (autolatina) estão descritos nas dicas a seguir.

Dica 1: Regulagem do ponto de ignição - Sistema Le-Jetronic

Procedimento (vide figura 1)
Veículos sem EZK (Monza Classic até 91 e Monza 500 EF)
- Deixar o motor aquecer até acionar a ventoinha.
- Desligar o avanço à vácuo
- Manter a rotação em 900 RPM (marcha-lenta)
- Com o motor em marcha-lenta direcionar a lâmpada estroboscópica para a polia do virabrequim
- Soltar o distribuidor e regular o ponto de ignição em 8º APMS
- Apertar o distribuidor
- Reconectar o avanço à vácuo
Veículos com EZK
- Deixar o motor aquecer até acionar a ventoinha.
- Manter a rotação em marcha-lenta (850 a 950 RPM)
- Com o motor em marcha-lenta direcionar a lâmpada estroboscópica para a polia do virabrequim
(GM e FIAT) ou para o volante do motor (FORD e VW)
- Soltar o distribuidor e regular o ponto de ignição em:
-8º APMS (Monza MPFI e Kadett GSI)
-10º APMS (Uno 1.6R MPI)
-15º APMS (Gol GTI)
-12º APMS (Santa Executivo, Santana GLS, Quantum GLS, Versailles GHIA, Royale GHIA, Pointer
GTI,)
- Apertar o distribuidor

Dica 2: Regulagem do ponto de ignição - Sistema Multec 700 TBI

Procedimento (vide figuras 2 e 3)
- Dar partida no motor.
- Deixar o motor aquecer até ligar a ventoinha.
- Conectar a pinça indutiva da lâmpada estroboscópica no cabo da vela do primeiro cilindro.
- Interligar os terminais A e B do conector ALDL - vide figura 2 (nesse caso a UCE mantém o avanço
do ponto de ignição fixo, acende a lâmpada de manutenção e aciona a ventoinha na
velocidade alta)

- Aumentar a rotação até 2000 RPM.
- Soltar o parafuso de fixação do distribuidor.
- Direcionar o foco da lâmpada estroboscópica à marca de 10º na polia do virabrequim (vide figura 3) e alinhá-la com a marca de referência (movimentando-se o distribuidor como nos veículos carburados)
- Apertar o distribuidor.
- Desligar o motor.
- Retirar o jumper AB conector ALDL.

Dica 3: Regulagem do ponto de ignição - Sistema EEC IV (autolatina)

Procedimento (vide figura 4)
- Deixar o motor aquecer até acionar a ventoinha.
- Com o motor em marcha-lenta, retirar o "shorting Plug" (a rotação irá subir para aproximadamente 1200 RPM) para desligar o avanço de ignição.
- Soltar o distribuidor.
- Direcionar a lâmpada estroboscópica para o volante do motor e regular o ponto de ignição (girando o distribuidor) em:
6º APMS Logus e Pointer - Monoponto - CFI (Álcool e Gasolina)
6º APMS Logus e Pointer - Multiponto - EFI (Gasolina)
9º APMS Todos com sistema EEC IV (exceto Veículos citados anteriormente)
- Apertar o distribuidor.
- Recolocar o"Shorting Plug" com o motor ainda em marcha-lenta.
- A UCE volta a operar Normalmente.

Nas próximas edições abordaremos a regulagem do ponto de ignição dos veículos equipados com os sistemas: motronic MP 9.0, IAW 1AVS, IAW 1AVI, IAW 1AVB e IAW 1AVP. Também serão abordados os procedimentos de montagem das rodas fônicas dos novos motores Volkswagen com ignição estática (sem distribuidor).

Essa dica foi retirada da Enciclopédia Automotiva Doutor-ie. Para saber mais sobre a Enciclopédia Automotiva Doutor-ie, ligue para 48 3234.6781 / 48 3234.3967 (NOVOS TELEFONES) ou visite a loja virtual www.doutorie.com.br
Colaborou: Válter Ravagnani

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12 Comentários

  1. sistema de estatico do gol power

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  2. meu corsa wind EFI 1995 1.0 esta sem continuidade no fio + do sensor de temperatura de agua ,o mesmo so peg com o pe no no final do curso do acelerador o que pode estar acontecendo.me ajude por favor

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  3. Troca de correia dentada da Tipo 1.6 i.e 8v 1995. Se puder me ajudar, agradeço desde já!

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  4. meu monza 93 alcool nao passou na inspecao co2 esta com 7.82 sendo que o normal e 3.0% pode me ajudar ,oque eu posso fazer para abaixar o co2 aguardo....

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  5. meu monza 1996 esta com a ventuinha muito tempo ligado e nao resfria conforme o tempo de ventilação da ventuinha.Troquei a junta de cabeçote,estava precisando,bomba daga nova,sensores, radiador ok, cebolao, continua desse jeito.ele esta operando com cebolão nao sei porque?alguem me ajude 12 3011 1367 ou silva.alessandro2003@ig.com.br

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  6. troquei a correia dentada do meu tipo 1.6 95 e não consigo acertar o ponto de partida do motor alguem pode me ajudar

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  7. Ao Anônimo (1)..
    Veja na Internet vídeos do Senhor TONELLA.
    Certamente vai lhe ajudar a resolver esse problema.

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  8. Estou com um problema com o sistema de igniçao do ford taurus 3.0 v6 alguma dica provavel nao sei se estou certo da contagem pode me ajuda?

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  9. Como regular meu fiat 147?

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  10. fIZ RETIFICA DO MOTOR DE KADETTE 1.8 GASOLINA ANO 1991 ,TRONCANDO TODAS AS PEÇAS NECESSARIAS,MAS O MOTOR ESTA VIRANDO PESADO E SEM FORÇA ,PODERIA ME AJUDAR COM POSSIVEL DIAGNOSTICO

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  11. fiz cabeçote da fiat iorino e quando o carro esquenta fica pesado e não vira o motor condenarão o arranque ja fiz e não adiantou nada alguem pode me ajudar

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  12. Por favor, corrija os links das figuras, preciso das do Multitec 700 TBI. Não estão aparecendo. Obrigado.

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