MAGNETI MARELLI IAW 1AF – 13/15/17/23/25
FIAT BRAVO 1.6 16V após 95.
FIAT BRAVA 1.6 16V após 95.
COMO FUNCIONA ESTE SISTEMA
A – Este sistema possui autodiagnose é um sistema digital multiponto com 4 válvulas injetoras, que caso tenha alguma falha o sistema indica e armazena que posteriormente poderá ser diagnosticado com um SCANNER. B – A unidade central opera no modo emergência quando um sensor falha, assim o motorista conseguirá levar o carro até uma oficina. C- A lâmpada de falha esta localizada no painel de instrumento e quando houver alguma falha ela dará algumas piscadas. |
ANTES DE TESTAR QUALQUER COMPONENTE DA INJEÇÃO VERIFIQUE. 1- Verificar a temperatura de operação do motor. 2- Sistema de ignição em boas condições. 3- Filtro do ar em boas condições. 2 -Todos os equipamentos e acessórios auxiliares como alarme, ar condicionado, som etc, estejam desligados. |
MARCHA LENTA |
Todos Modelos 850±50 rpm |
2- Nenhum ajustamento manual é possível.
3 - Se o sinal estiver incorreto verificar o cabo e os terminais.
NIVEL DE CO |
Todos modelos 0,35% max – num tubo acoplado |
2 - Não há nenhum ajuste possível.
3 - Se nível de CO não estiver como as especificações acima examinar detalhadamente o cano de descarga para um possível vazamento, caso não encontre proceder testes nos componentes da injeção.
LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES DA INJEÇÃO
1 –Sensor de Rotação. 10 –Sensor de Oxigênio (Sonda Lambda |
2 –Sensor de Fase. 11 –Válvula do controle da marcha lenta. |
3 –Conector de dados (ALDL). 12 –Bobina de ignição. |
4 –Módulo central (CENTRALINA). 13 –Interruptor inércial. |
5 –Sensor da temperatura da água. 14 –Válvulas Injetoras. |
6 –Válvula de canister. 15 –Sensor da Temperatura do Ar. |
7 –Filtro de combustível. 16 – Sensor de pressão Absoluta –MAP. |
8 –Regulador de pressão do combustível. 17 –Relé do Módulo. |
9 –Bomba de combustível – (fica no tanque). 18 -Sensor da posição da Borboleta. |
19 –Sensor de velocidade. |
PROBLEMA | COMPONENTES A SEREM TESTADOS |
MOTOR NÀO PEGA | 1-Examinar bateria e suas conexões. 2-Interruptor inercial ativado. 3-Falha na memória do módulo central. 4-Verificar cabos/relés/conexões do sistema. 5-Verificar as condições do filtro de combustível e sistema de combustível Bomba/Regulador. 6-Verificar se há estanqueidade no sistema de combustível. 7-Ver Sensor de Temperatura da Água. 8-Examinar Válvulas Injetoras. 9 -Filtro do ar e sua Tubulação. 10-Sistema de Ignição. |
MOTOR COM DIFICULDADE PARA PEGAR. | 1- Testar Bateria e suas conexões. 2- Falha na memória no Módulo Central. 3- Verificar cabos/relés/conexões do sistema 4- Verificar as condições do filtro de combustível e sistema de combustível Bomba/Regulador. 5- Verificar se há estanqueidade no sistema de combustível. 6- Ver Sensor de Temperatura da Água. 7- Examinar Válvulas Injetoras. 8- Filtro do ar e sua Tubulação. 9- Sistema de Ignição. | |
MOTOR PEGA MAS LOGO MORRE. | 1- Verificar as condições do filtro de combustível e sistema de combustível Bomba/Regulador. 2- Atuador de marcha lenta. 3- Verificar contatos do conector com o Módulo Central. 4- Verificar se há estanqueidade no sistema de combustível. | |
MARCHA LENTA IRREGULAR. | 1- Sistema de Ignição. 2- Válvulas injetoras. 3- Atuador da Marcha Lenta. 4- Verificar as condições do filtro de combustível e sistema de combustível Bomba/Regulador. 5- Testar válvula EGR. 6- Sonda Lambda. 7- Compressão/Vácuo. | |
MARCHA LENTA MUITO ALTA. | 1- Atuador da Marcha Lenta. 2- Verificar Sensor da posição da Borboleta. 3- Verificar as condições do filtro de combustível e sistema de combustível Bomba/Regulador. | |
MARCHA LENTA MUITO BAIXA. | 1- Sensor de Temperatura da água. 2- Atuador da Marcha Lenta. 3- Filtro de Combustível. | |
MÁ RETOMADA NA ACELERAÇÃO. | 1- Válvulas injetoras. 2- Sonda Lambda. 3- Sensor de Temperatura da Água. 4- Sensor de Velocidade. 5- Sensor da Temperatura do Ar. 6- Verificar cabos/relés/conexões do sistema. 7-Verificar contatos do conector com o Módulo Central. | |
MOTOR MORRE AO CARRO PARAR. | 1- Interruptor inercial ativado. 2- Verificar cabos/relés/conexões do sistema 3-Verificar se há estanqueidade no sistema de combustível. 4- Atuador da Marcha Lenta. 5- Verificar contatos do conector com o Módulo Central. | |
MOTOR DETONA BATE PINO | 1- Válvulas injetoras. 2- Sensor de Temperatura da Água. 3- Bomba de Combustivel. 4- Filtro de Combustivel. 5- Regulador de pressão de combustivel. 6- Sensor de Pressão Absoluta. 7- Sensor da Posição da Borboleta. 8- Sistema de Ignição. | |
NIVEL DE CO MUITO ALTO | 1- Verificar cabos/relés/conexões do sistema 2- Sensor de Temperatura da Água. 3-Sensor da Temperatura do Ar. 4-Válvulas injetoras. 5- Sonda Lambda. 6- Bomba de Combustivel. 7- Entrada Falsa de Ar. 8- Filtro de Combustivel. | |
NIVEL DE CO MUITO BAIXO. | 1- Entrada Falsa de Ar. 2- Verificar cabos/relés/conexões do sistema 3- Regulador de pressão de combustivel. 4- Válvulas injetoras. 5- Sonda Lambda. 6- Verificar contatos do conector com o Módulo Central. | |
EXCESSO DE CONSUMO DE COMBUSTIVEL. | 1- Sistema de Arrefecimento. 2- Sistema de Ignição. 3- Sonda Lambda. 4-Válvulas injetoras. 5- Regulador de pressão de combustivel. 6- Verificar contatos do conector com o Módulo Central. 7- Sensor de Temperatura da Água. 8- Sensor da Temperatura do Ar 9- Sensor da Posição da Borboleta. | |
MOTOR CONTINUA FUNCIONANDO APÓS DESLIGAR. | 1- Sensor de Pressão Absoluta. 2- Válvulas injetoras. 3- Sensor de Temperatura da Água. 4- Sensor da Posição da Borboleta. 5- Verificar contatos do conector com o Módulo Central. | |
CONECTOR DA UNIDADE CENTRAL COM SUA PINAGEM
IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONENTES DO ESQUEMA ELÉTRICO
CODIGO DISCRIÇÃO DO COMPONENTE.
A5 | Painel de Instrumentos. |
A62 | Imobilazador do módulo de controle. |
B24 | Sensor de temperatura da água. |
B25 | Sensor da temperatura do ar. |
B32 | Sensor de Fase |
B33 | Sensor de Velocidade. |
B47 | Sensor da posição da Borboleta. |
B54 | Sensor de Rotação. |
B72 | Sonda Lambda. |
B83 | Sensor da Pressão Absoluta MAP. |
F | Fusível. |
H63 | Lâmpada de Falhas. |
K43 | Relé do Compressor do Ar Condicionado. |
K46 | Relé duplo. |
M12 | Bomba de Combustivel. |
S30 | Interruptor Inercial de Combustivel. |
S63 | Interruptor da pressão do refrigerante do Ar Condicionado. |
T1 | Bobina de Ignição. |
X1 | Conector de Diagnóstico (ALDL) |
X79 | Conector da Transmissão Automática. |
Y3 | Válvulas Injetoras. |
Y99 | Válvula do Controle da Marcha Lenta. |
Y104 | Válvula de Canister. |
15 | Chave de Ignição. |
30 | Positivo da Bateria (+) |
31 | Negativo da Bateria (-) |
F-25A | Fusível de 25 Ampères. |
F-5A | Fusível de 5 Ampères. |
1 ) Como testar a pressão de combustivel.
TESTANDO |
A)_Chave desligada, despressurizar o sistema, conectar um Manômetro de Pressão na linha de entrada de combustivel, remova o Relé duplo faça um jump entre os terminais 8 e 13 da base do Relé, acionando a Bomba de Combustivel, remover a mangueira de vácuo e tampar deverá apresentar uma pressão 3,0 bar. |
TESTANDO |
a) Chave desligada, desconecte o tubo de combustivel, coloque na ponta uma cuba apropriada para medir a vazão, remova o relé duplo e faça um jump nos terminais 8 e 13 do conector do relé e acione a bomba Taxa de Vazão 2 Litros em 60 segundos |
Checando operação
TESTANDO |
a) Chave desligada, remova o relé duplo, faça um jump nos terminais 8 e 13 no conector do relé a bomba deverá funcionar continuamente. |
4) – Como testar as Válvulas Injetoras.
Checando suprimento de voltagem e resistência
TESTANDO |
1 – Ignição ligada motor parado, PONTA DE PROVA no fio (branco/marrom) de cada válvula injetora. Positivo (12). |
2 – PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 1 (preto/vermelho) 2 (Amarelo/vermelho) 38 (Verde/Vermelho) 39 (Azul/Vermelho). Dê partida no motor. Led verde pisca durante ao partida ou com o funcionamento do motor. |
3 – MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimêtro, medir a resistência das válvulas injetoras 13,8 a 15,2 W |
Checando resistência e suprimento de voltagem.
TESTANDO |
1-MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimêtro, desconectar o Sensor medir a resistência entre os terminais ( A) e (C) do Sensor de 0 a 1200 |
2 – Ignição ligada motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no (Azul Claro/Violeta) ligado ao pino 16 da centralina. 5,0V ± 5%. |
3 – Ignição ligada motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio (Preto/Violeta) ligado ao pino 23 da Centralina. Gire lentamente o eixo da borboleta até o final. As leituras devem estar devem estar de acordo com os dados abaixo. A variação da tensão entre Fechada e Aberta deve ser linear. |
POSIÇÃO DA BORBOLETA | TENSÃO (V) |
Borboleta Fechada. | 0,4 a 07 |
Borboleta Aberta | 4,0 a 5,0 |
Checando suprimento de voltagem e operação.
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto) ligado ao pino 17 da centralina. Negativo (-). |
2 – Ignição ligado motor parado. MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio (rosa/preto) ligado ao pino 34 da Centralina. Tensão de 5,0V ± 5%. |
3 – MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio (azul claro/amarelo) ligado ao pino 14 da centralina deverá flutuar a Tensão de 0,25V a 4,75V. |
Checando resistência e voltagem.
TESTANDO |
1 – Ignição ligada motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto) ligado ao pino 17 da centralina . Negativo (-). |
2 – Desconecte o multi-plug do sensor teste a resistência entre os dois terminais do Sensor utilize um MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimêtro conforme dados abaixo. |
TEMPERATURA °C | 0° | 20° | 40° |
RESISTENÇIA W | 10000 | 4000 | 2000 |
Checando operação e resistência
TESTANDO |
1 – Ignição ligada motor parado, PONTA DE PROVA em cada um dos fios ligados a Válvula de marcha lenta. Dar partida no motor. Os LEDS deverão piscar alternadamente quando for dada a partida. Logo que o motor pegar ou quando ocorrer variação na marcha lenta. |
2 – Ignição desligada, desconecte os terminais do conector da Válvula de marcha lenta. Medir a resistência elétrica dos enrolamentos com MULTITESTE DIGITAL. Deve estar de acordo com a tabela abaixo. |
TERMINAIS 1 & 4 | 40 a 60 W | |
TERMINAIS 2 & 3 | 40 a 60 W |
Checando suprimento e resistência
TESTANDO |
1 –Centelhador colocado na Bobina. Dar partida no motor. Centelha forte (mínimo 2 cm) durante partida. |
2 –Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (Branco/Marrom). Dar partida no motor Positivo (+) 12V durante a partida e ou com o motor funcionando. |
3 –PONTA DE PROVA no fio (Branco/Verde) ligado ao pino 37 da centralina ou no fio (Branco/Preto) ligado ao pino 55 da centralina. Dar partida no motor. Led (verde) deve piscar durante a partida ou com motor funcionando. |
4 –Ignição desligada, MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimêtro, medir resistência do primário (entre os terminais laterais e o terminal central do conector) e do secundário da Bobina entre as saídas para as velas, conforme dados abaixo. |
Terminais Resistência |
1 & 2 0,55 a 0,61 W |
2 & 3 0,55 a 0,61 W |
Terminais Resistência |
1 & 4 8645 a 9555 W |
2 & 3 8645 a 9555 W |
TESTANDO |
1 – Ignição ligada motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto) ligado ao pino 17 da centralina . Negativo (-). |
2 – Desconecte o sensor do plug teste a resistência entre os dois terminais do Sensor utilize um MULTITESTE DIGITAL no ohmimêtro conforme dados abaixo. |
TEMPERATURA °C | 0° | 20° | 40° |
RESISTENÇIA W | 10000 | 4000 | 2000 |
TESTANDO |
1 – Ignição desligada, desconectar o sensor do chicote. Com o multiteste digital no modo ohmímetro, medir resistência do sensor ver tabela abaixo. |
2 – Medir distância entre e roda dentada (não utilizar um calibrador). 0,5 a 1,5 mm |
3 – Conector o sensor ao chicote . Instalar o MULTITESTE DIGITAL com a garra (gafanhoto) no fio (branco) ligado ao pino 46 da centralina. Selecionar modo VAC tensão alternada no MULTITESTE DIGITAL. Dar partida no motor> Deve indicar um valor entre 1 e 3 VAC em marcha lenta. |
Terminais Resistência |
1 e 2 575 – 750 W |
TESTANDO |
1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto/amarelo) ligado ao pino 53 da centralina. Negativo (-) |
2 – Mesma situação anterior, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio (azul claro) ligado ao pino 16 da centralina. Tensão de 5,0 ±5% |
3 – PONTA DE PROVA ligada no fio (azul/branco) ligado ao pino 11 centralina. Dar partida no motor. Os leds devem piscar durante a partida e em funcionamento. |
TESTANDO |
1- Motor funcionamento, PONTA DE PROVA no fio (marrom/ branco) da sonda lambda. Positivo (+) (12V). |
2 – Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio (preto/verde) da sonda. Negativo (-) |
3 – Ignição desligada, desconectar a sonda do chicote. Com o MULTITESTE DIGITAL, medir resistência de aquecimento da sonda medir através dos terminais A e B do conector. Resistência 5000 W . |
4 – Motor funcionando, PONTA DE PROVA na fio (amarelo) da sonda. Negativo (-) |
5 – Motor funcionando e aquecido, MULTITESTE DIGITAL (modo voltímetro) no fio (preto ) da sonda (ligado ao pino 22 da centralina). Também poderá ser testado nos terminais B e C do conector. Acelere o motor várias vezes. Tensão deve ficar oscilando entre 0,2 V e 0,8V. |
TESTANDO |
1-Motor desligado, desconecte o conector do sensor com um MULTITESTE DIGITAL teste a resistência nos terminais C e D deverá estar de 4,3 a 4,7 W . |
2 –Motor desligado, desconecte o conector do sensor com um MULTITESTE DIGITAL teste a resistência no terminal D e o terra deverá ser positivo (+) 12V. |
TESTANDO |
1 –Ignição ligada motor parado, PONTA DE PROVA no fio (Branco/Marrom) da válvula. Dar partida no motor Positivo 12V durante a partida ou com motor funcionando. |
2 –Ignição desligada desconectar a válvula do chicote. Com MULTITESTE DIGITAL medir resistência elétrica entre os terminais da válvula. Resistência entre 20 e 30 W . |
3 –Motor funcionando, aquecido MULTITESTE DIGITAL modo duty-cycle no fio (Amarelo/Rosa) ligado ao pino 24 da Centralina. Acelere o motor algumas vezes. Leitura entre 30 e 70% por alguns instantes. |
TESTANDO |
1 –Ignição ligada motor parado, PONTA DE PROVA no fio (Preto). Negativo (_) |
2 –Ignição ligada motor parado, PONTA DE PROVA no fio (Azul), Dar partida no motor Positivo (+) durante a partida ou com o motor funcionando. |
3 –Levantar uma das rodas dianteiras do veiculo, PONTA DE PROVA no fio (Cinza/Amarelo) ligado ao pino 28 da centralina. Girar a roda. Os leds devem piscar enquanto a roda girar. |
OBS. Assegure-se que a conexão com a bateria estejam corretos nos terminais certos,caso contrario o Relé poderá ser danificado.
TESTANDO |
1 –Ignição desligada, remova o relé teste com MULTITESTE DIGITAL conforme Tabela abaixo. |
2 –Verifique a conexão da Bateria conforme Tabela abaixo. |
Terminais Condição Resistência |
1 & 11 Bateria desconectada. EEE(isolado) |
1 & 11 Bateria conectada Zero |
Bateria (+) Positivo Terminal 10 |
Bateria (-) Negativo Terminal 3 |
TESTANDO |
1 –Ignição desligada, remova o relé teste com MULTITESTE DIGITAL conforme Tabela abaixo. |
2 –Verifique a conexão da Bateria conforme Tabela abaixo. |
Terminais Condição Resistência |
8 & 13 Bateria desconectada. EEE(isolado) |
8 & 13 Bateria conectada Zero |
Bateria (+) Positivo Terminal 12 |
Bateria (-) Negativo Terminal 7 |
TESTANDO |
1 –Ignição desligada, desconecte o interruptor do plug e remova o interruptor, inverta o interruptor e o desligue, teste a resistência entre os terminais C & NC com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro deve ser de EEE (isolado). |
1 –Ignição desligada, desconecte o interruptor do plug e remova o interruptor, e o religue, teste a resistência entre os terminais C & NC com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro deve ser de ZERO W . |
TESTANDO |
1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug da centralina religue a ignição utilize um MULTITESTE DIGITAL teste aVoltagem conforme dados a abaixo. |
Terminais Condição Voltagem |
13 & Terra Ignição Ligada 12V |
TESTANDO |
1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug da centralina, utilize um MULTITESTE DIGITAL teste a Resistência conforme dados a abaixo. |
Terminais Condição Resistência |
36 & Terra Ignição Ligada Zero W |
54 & Terra Ignição Ligada Zero W |
11 Comentários
cara,
ResponderExcluirshow de bola o seu blog.
Topa fazer uma parceria de banner ?
http://autooblitz.blogspot.com
Abs
Cara, muito bom esse manual.. me ajudou bastante!
ResponderExcluirobrigado
Caros amigos
ResponderExcluirGostaria de saber se vcs tem esse tipo de manual para a injeção 1avb - Parati 1.6 mi 97/97.
Agradeço puderem me ajudar.
ricardonoguti@yahoo.com.br
Srs. preciso saber como trocar o sensor de velocidade do Fiat Tempra 94, vocês podem esboçar um desenho para tal tarefa ?
ResponderExcluirAgradeço a possibilidade,
Neto.
gostaria de saber qual roda é responsavel pela rotação do velocimetro
ResponderExcluirrotação do velocimetro vem do cabo ligado ao cambio
ResponderExcluirMuito bom esse seu blog, pelo conhecimento que obtive através de informações da internet, já estou até pensando em fazer um curso de mecânica de automóveis. Muito show de bola essas informações. Parabéns.
ResponderExcluirCarlos reis
gostaria de saber onde estar localizado filtro de combustivel do brava 1.6 16v
ResponderExcluirestou com meu brava oscilando marcha lenta ponteiro cheag em 3000 RPM principalmente quano ligo o ar condicionado alguem pode me ajudar.
ResponderExcluirMuito interessante o seu blog, adoro saber sobre esses sistemas, principalmente sobre os Rolamentos Lineares
ResponderExcluirsrs,este blog aqui é shou de bola muito shou,gostária de saber se alguem tem o esquema eletrico da s10 a diesel Ano 2003,grato.
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