Regulagem do CO% - IAW G7.11 e Multec 700 TBI

Nessa edição falaremos sobre os procedimentos de regulagem do índice de monóxido de carbono ( CO % ) dos motores equipados com esses sistemas.
O sistema de injeção eletrônica IAW G7.11 equipa os veículos Uno EP (95-96), Uno IE (95-96) e Uno SX (95-96). O Multec 700 TBI equipa os veículos Monza 1.8/2.0 EFI (91-96), Kadett 1.8/2.0 EFI (92-96) e Ipanema 1.8/2.0 EFI (92-96).
São sistemas que trabalham em malha aberta. Ou seja, não possuem sensor de oxigênio (sonda lambda) para análise e correção automática do índice de emissões nos gases de escape. Por isso, a cada revisão do sistema de injeção eletrônica desses veículos é necessário checar o índice de CO%.
Quando o índice de CO% encontra-se desregulado, podem ser notados o aumento do consumo de combustível e o surgimento de falhas em diversos regimes de trabalho do motor. Principalmente nas acelerações rápidas e retomadas de aceleração.
Os procedimentos de regulagem do índice de CO% desses veículos estão descritos nas dicas a seguir.
Dica 1: Regulagem do índice de CO%
Uno EP (95-96), Uno IE (95-96) e Uno SX (95-96) - Sistema IAW G7.11

- Nesses veículos a regulagem é feita através de um equipamento Scanner e com o auxílio de um analisador de gases (figura 1).
- Para que seja iniciada a regulagem não deve haver falhas no motor. O corpo de borboleta e a válvula injetora devem estar limpos e em perfeito estado de funcionamento. Não devem existir entradas falsas de ar no motor nem códigos de defeitos na memória da UCE. A pressão da linha de combustível deve estar na faixa recomendada: entre 0,90 e 1,10 bar.
Procedimento
- Dar partida no motor;
- Deixar o motor aquecer até que a ventoinha seja acionada pela segunda vez;
- Conectar o analisador de gases no escapamento do veículo;
- Conectar um equipamento Scanner ao conector de diagnóstico do veículo;
- Selecionar o Scanner na função "regulagem do CO" ou "correção do C". Essa denominação e o modo de operação varia de equipamento para equipamento (consulte o fabricante de seu scanner);
- Com o motor em marcha lenta e os equipamentos Scanner e analisador de gases conectados ao veículo, altere o parâmetro "correção do CO" até que se consiga obter o índice de CO% recomendado. Para esses veículos o índice de CO nos gases de escape deve ficar entre 0,40 e 0,90% - figura 1.
Comentário
- Conforme acabamos de descrever, é através do equipamento Scanner que é feita a regulagem do índice de CO nos gases de escape. Também deve ser utilizado um analisador de gases.
- Contudo, no dia-a-dia observa-se que o ponto ótimo da regulagem do CO ocorre, em média, quando o parâmetro "correção do CO" do scanner está entre 10 e 30 (figura 1);
- Portanto, pode ser feita uma aproximação na regulagem do índice de CO% deixando esse parâmetro do scanner nessa faixa indicada. Porém, só serão obtidos níveis ótimos de rendimento e economia com a utilização do analisador de gases.

Dica 2: Regulagem do índice de CO%
Monza 1.8/2.0 EFI (91-96), Kadett 1.8/2.0 EFI (92-96) e Ipanema 1.8/2.0 EFI (92-96) - Sistema Multec 700 TBI.

- Nesses veículos a regulagem é feita através do potenciômetro do CO e com o auxílio de um analisador de gases (figura 2).
- Para que seja iniciada a regulagem, o motor deve estar funcionando perfeitamente. Todos os parâmetros devem estar em suas faixas operacionais. O corpo de borboleta deve estar limpo e não devem existir entradas falsas de ar.
Procedimento
- Dar partida no motor;
- Deixar o motor aquecer até que a ventoinha seja acionada pela segunda vez;
- Conectar o analisador de gases no escapamento do veículo;
- Girar o potenciômetro até que se consiga obter um índice entre 0,5 e 1,0% de monóxido de carbono, CO, nos gases de escape.
Comentário
-
Conforme acabamos de descrever, através do potenciômetro do CO é feita a regulagem do índice de CO nos gases de escape. Para isso deve ser utilizado um analisador de gases;
- Na prática observa-se que o ponto ótimo dessa regulagem ocorre, em média, quando a tensão enviada pelo potenciômetro (pelo fio azul) está entre 1,80 e 2,00 volts VDC (figura 2);
- Portanto, pode ser feita uma aproximação da regulagem do índice de CO% deixando a tensão no fio azul na faixa indicada. Porém, para se obter precisão, é indispensável a utilização do analisador de gases.


Essa dica foi retirada da Enciclopédia Automotiva Doutor-ie. Para saber mais sobre a Enciclopédia Automotiva Doutor-ie, ligue para 48 3234.6781 / 48 3234.3967 (NOVOS TELEFONES) ou visite a loja virtual www.doutorie.com.br
Colaborou: Válter Ravagnani

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3 Comentários

  1. Valeu pela dica, minha ipanema e a 2.0 Alcool, ja troquei vela ela ta redonda, mas ta bebendo
    melhor revisar a tbi pra depois regular . valeu

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  2. O meu Monza também estava bebendo regularização o co em 190 ela já está mais economica

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  3. O meu Monza também estava bebendo regularização o co em 190 ela já está mais economica

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