Gol, Fox, Polo e Golf ganham novo motor

Proposta é menos consumo e mais torque nas versões 1.0 e 1.6.
Linha Volkswagen 2009 chega às concessionárias em maio.
Priscila Dal Poggetto Do G1, em São Paulo entre em contato

Foto: Divulgação
Divulgação
Fox Extreme vem com volante e alavanca de câmbio em couro com costura vermelha  (Foto: Divulgação)
A nova geração de motores com menor consumo de combustível e pequeno aumento de torque (força em arrancada e retomada) é a principal renovação da Volkswagen na linha 2009 das famílias Gol, Fox, Polo e Golf, que deverá chegar às concessionárias em maio.
Apesar de disponibilizar novos itens de série, a parte externa e o interior dos carros não sofreu muitas alterações, a não ser nas duas versões especiais — o Fox Extreme e o Golf Tech.
Leia também:
- Procura por Fox não é afetada pelo recall
Em relação à caixa de câmbio, de acordo com o gerente executivo de planejamento e desenvolvimento de Powertrain (sistema que abrange a transmissão e o motor), João Alvarez Filho, a relação de marchas foi alongada, principalmente na 4ª e na 5ª, o que ajudou a diminuir o consumo de combustível.
Foto: Divulgação
Divulgação
Linha 2009 da Volks traz Gol com novos itens de série (Foto: Divulgação)
Outra modificação foi no coletor de escape, que passou a ser feito em chapa de aço no lugar de ferro fundido, para diminuir em cerca de 50% o peso do componente. Além disso, houve alterações nos pistões, bielas e na correia elástica do sistema periférico (compressor do ar condicionado, direção hidráulica e alternador), entre outras mudanças. 
Assim, o consumo médio do motor VHT 1.0 ficou em 15,6 km/l, na versão a gasolina, e em 10,7 km/l se abastecido com álcool. Já o consumo médio da versão 1.6 é 14,8 km/l (gasolina) e 9,9 km/l (álcool) no Fox e no Polo; 14,7 km/l (g) e 9,8 km/l (a) no Polo Sedan; e 14,4 km/l (g) e 9,5 km/l (a) no Golf.
Torque
Apesar do aumento do torque proporcionado pelas alterações, não houve perda de potência. Na versão VHT 1.0 são 9,7/10,6 mkgf (gasolina/álcool) de torque a 3.850 rpm, contra 9,5/9,8 mkgf de torque a 4.300 rpm do projeto anterior. Em relação à potência, o VHT oferece 72/76 cavalos a 5.250 rpm ante 72/73 cv a 5.750 rpm.
Já na versão VHT 1.6 são 15,4/15,6 mkgf (gasolina/álcool) de torque a 2.500 rpm — o modelo anterior era de 14,3/14,5 mkgf a 3.250 rpm — e 101/104 cavalos a 5.250 rpm, contra 101/103 cv a 5.750 rpm do projeto antigo.
Foto: Divulgação
Divulgação
Novo Polo deve chegar às concessionárias em maio (Foto: Divulgação)
Mudanças na linha 2009
O lançamento prepara a atual linha de produtos da marca para a chegada da nova família prevista ainda para este ano. O presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, não fala sobre os próximos lançamentos, mas afirma que a partir de agora a montadora trará novidades todo o mês.
Assim, a montadora traz como destaques da linha 2009 o Fox Extreme e o Golf Tech, ambos com motor 1.6 VHT. O primeiro vem de fábrica com volante e alavanca de câmbio em couro com costura vermelha, ponteira de escape aparente, roda 15’’ polida, moldura da lanterna escurecida, entre outras mudanças estéticas. O preço sugerido é R$ 38.940.
Foto: Divulgação
Divulgação
Golf Tech vem com navegador GPS e MP3 Player, ambos com conexão com bluetooth (Foto: Divulgação)
Já o Golf Tech é equipado com roda de liga leve 16’’ polida, sistema interativo de informações I-System (disponível nas linhas Polo e Golf), piloto automático, rádio CD Player/ MP3 Player com bluetooth, entradas para SD-Card/USB e função gravador e interface para sistema de navegação, navegador GPS com conexão bluetooth e retrovisor interno antiofuscante automático. A série especial custará R$ 61.115 (valor sugerido).
Sobre os valores dos outros carros da linha, o Gol deve chegar às concessionárias com preços de R$ 26.930 a R$ 36.565 na versão 1.0, e de R$ 29.920 a R$ 51.185, na versão 1.6. Entre os opcionais de série estão o comando interno dos retrovisores, calota 13'' e retrovisores externos do mesmo tamanho. O preço sugerido do novo Polo vai de R$ 42.310 (versão 1.6) a R$ 58.350 (sedã 2.0) e do Golf de R$ 56.980 (2.0 manual) a R$ 109.160 (GTI automático).
fonte:G1

Postar um comentário

1 Comentários