Peugeot 308

O interior do 308 exposto em Frankfurt é caprichado, com um lindo painel em tom claro e instrumentos analógicos de design um tantinho retrô. É parecido com o do 307, mas tem mais esportividade. Há opções de acabamento em tecido e couro para o habitáculo.
Por fora, são 12 opções de cores (mas, sem imaginação, a Peugeot expõe em Frankfurt exemplares prata do hatch e do conceito Prologue).
Motores
A escolha de motorização do 308 é, como quase sempre ocorre na Europa, bastante variada. Vai de um motor 1.4 VTi de 95 cv, com transmissão de cinco marchas (e que atinge 182 km/h, segundo a fábrica) a um bem maior 2.0 HDi, entregando 136 cv e chegando a 205 km/h na versão manual de seis marchas. A litragem intermediária é 1.6 — com o motor THP, o 308 com essa capacidade produz 150 cv a 5.800 giros e, sempre segundo a Peugeot, bate na casa dos 213 km/h de máxima.
A Peugeot não anunciou o preço do 308 para todos os mercados europeus, mas ele deve ficar entre 20 mil e 25 mil euros. O valor no Brasil, portanto, passaria de R$ 60 mil (que é a faixa de preço do 307 hatch), mas ainda incidiriam os impostos locais.
A eventual chegada do 308 a terras verde-amarelas não está descartada. Mas vale lembrar que a Peugeot tem mais de 20 modelos somente na França, enquanto no Brasil a fábrica local mantém "em catálogo" apenas cinco, três deles (as famílias 206, 307 e 407) de passeio.
A nova família de carros da Peugeot atende pelo "sobrenome" 8. São os veículos 308, lançados oficialmente no 62º Salão de Frankfurt, na Alemanha, maior evento da indústria automotiva mundial, que segue até o próximo domingo.
Por enquanto, entra no mercado apenas o hatch médio. A station wagon, denominada Prologue, ainda é mostrada na feira alemã como um conceito — mas deve entrar em produção em algum momento de 2008. Também há o superesportivo RC-Z, que ainda não tem nenhuma perspectiva quanto a um eventual lançamento comercial.
Montado na plataforma do 307 que conhecemos no Brasil, o 308 mantém e aprofunda o chamado design "felino" (para a Peugeot, aliás, trata-se de seu ápice), marcado principalmente pelo conjunto óptico afilado. Com a acentuação do vinco em V do capô do motor, essa característica ficou mais evidente.
Peugeot 308
Uma eventual polêmica quanto ao visual do novo carro pode acontecer quanto à traseira. As lanternas ficaram um pouco mais envolventes e giraram alguns graus em direção à perpendicularidade. Além disso, as curvas da carroceria ficaram mais evidentes.

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