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Você sabia que alguns dos problemas do motor podem ser identificados
por um simples exame do estado das velas? Pois é isso mesmo, nesta
matéria abordaremos as velas, um item vital mas que poucas pessoas
verificam. Pelo aspecto e cor das velas é possível descobrir se seu
motor está funcionando em perfeitas condições ou se está acontece
algo de errado.
por um simples exame do estado das velas? Pois é isso mesmo, nesta
matéria abordaremos as velas, um item vital mas que poucas pessoas
verificam. Pelo aspecto e cor das velas é possível descobrir se seu
motor está funcionando em perfeitas condições ou se está acontece
algo de errado.
Existem diversos tipos de velas, cada qual servindo a um determinado
tipo de motor, já que de um para outro existem diferentes roscas de
cabeçote, grau térmico, etc. A seguir daremos algumas dicas e as
prováveis causas do que está acontecendo com seu motor.
RESÍDUOS DE IMPUREZAS
Problema - O motor falha em altas rotações ou em razão de sobre cargas elevadas.
Aspecto da vela - Resíduos de coloração avermelhada, marrom, amarela, verde e branca incrustados no bico isolador e nos eletrodos.
Causas - Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros)
na gasolina ou no óleo, que não são queimados totalmente, depositam-se
na ponta ignífera das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos
tornam-se condutores elétricos e provocam falhas no centelhamento.
Solução - As incrustações nesse caso podem ser facilmente
removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada
novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo
substituir a vela.
Aspecto da vela - Resíduos de coloração avermelhada, marrom, amarela, verde e branca incrustados no bico isolador e nos eletrodos.
Causas - Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros)
na gasolina ou no óleo, que não são queimados totalmente, depositam-se
na ponta ignífera das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos
tornam-se condutores elétricos e provocam falhas no centelhamento.
Solução - As incrustações nesse caso podem ser facilmente
removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada
novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo
substituir a vela.
RESÍDUOS DE CARVÃO


Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.
Causas
Aspecto da vela - Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.
Causas
- Ignição atrasada.
- Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.
- Filtro de ar obstruído.
- Deficiência de energia para ignição.
- Uso excessivo do afogador.
- Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante longo tempo.
- Vela de ignição muito fria.
- Causas 1 a 6 - Fazer as regulagens necessárias.
- Causa 7 - Substituir as velas por tipo correto (procure no manual do seu carro ou em uma tabela de velas atualizada).
CARBONIZAÇÃO ÚMIDA

Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, úmido e preto.
Causas
Soluções

Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, úmido e preto.
Causas
- Anéis do pistão ou cilindro desgastados.
- Falta do assentamento do pistão/anéis/cilindro. Principalmente em motores retificados.
- Se o motor for 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.
Soluções
- Substituir os anéis ou retificar os cilindros.
- Revisar o estado dos pistões, anéis e cilindro.
- Corrigir a proporção óleo/combustível.
ENCHARCAMENTO


Problema - Dificuldade na partida, marcha lenta irregular ou falha no motor.
Aspecto da vela - Ponta da vela encharcada de combustível.
Causas - Motor afogado, problemas na carburação, umidade ou água
no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos eletrodos fora
do padrão, problemas no sistema de ignição.
Solução - Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas
estiverem em boas condições efetuar uma boa secagem e regular as folgas
dos eletrodos dentro das especificações.
Aspecto da vela - Ponta da vela encharcada de combustível.
Causas - Motor afogado, problemas na carburação, umidade ou água
no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos eletrodos fora
do padrão, problemas no sistema de ignição.
Solução - Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas
estiverem em boas condições efetuar uma boa secagem e regular as folgas
dos eletrodos dentro das especificações.
SUPERAQUECIMENTO


Problema - O motor bate pino e apresenta perda de desempenho em altas velocidades, em subidas ou com cargas elevadas.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos na superfície.
Causas
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos na superfície.
Causas
- Ponto de ignição adiantado.
- Mistura ar/combustível muito pobre.
- Deficiência no resfriamento do motor.
- Aperto insuficiente de vela.
- Combustível com baixa octanagem.
- Vela de ignição muito quente.
- Causas 1 a 4 - Efetuar as regulagens necessárias.
- Causa 5 - Utilizar combustível adequado ao motor.
- Causa 6 - Substituir as velas por tipo correto.
RESÍDUOS/ÁLCOOL


Problema - O motor falha principalmente na aceleração.
Aspecto da vela - Resíduos de coloração vermelha, marrom ou amarela no bico do isolador.
Causas - Impurezas ou aditivos no álcool ou lubrificantes que não se queimam em determinadas condições.
Solução - Substituir a vela, porque os resíduos são de difícil remoção.
Aspecto da vela - Resíduos de coloração vermelha, marrom ou amarela no bico do isolador.
Causas - Impurezas ou aditivos no álcool ou lubrificantes que não se queimam em determinadas condições.
Solução - Substituir a vela, porque os resíduos são de difícil remoção.
Problema - Falha e baixo desempenho do motor.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se quebrado ou trincado.
Causas - É causada normalmente pela expansão térmica ou choque
térmicos, originados por aquecimento e resfriamento brusco ou pelo
choque mecânico da detonação (batida de pino). Uso de ferramenta
inadequada para a calibragem da folga.
Soluções - Evitar sobrecarga no veículo e revisar a regulagem do motor. Utilizar calibrador adequado.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se quebrado ou trincado.
Causas - É causada normalmente pela expansão térmica ou choque
térmicos, originados por aquecimento e resfriamento brusco ou pelo
choque mecânico da detonação (batida de pino). Uso de ferramenta
inadequada para a calibragem da folga.
Soluções - Evitar sobrecarga no veículo e revisar a regulagem do motor. Utilizar calibrador adequado.
PRÉ-IGNIÇÃO


Problema - Há grande perda de potência no motor. A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no pistão.
Aspecto da vela - Eletrodos fundidos. Nos casos extremos, o
eletrodo desaparece completamente na ponta ignífera, ocorrendo também a
fusão do isolador.
Causas
Aspecto da vela - Eletrodos fundidos. Nos casos extremos, o
eletrodo desaparece completamente na ponta ignífera, ocorrendo também a
fusão do isolador.
Causas
- Ignição excessivamente adiantada.
- Deficiência no resfriamento do motor.
- Resíduos de impurezas superaquecidos na câmara de combustão.
- Vela de ignição muito quente.
- Causas 1 e 2 - Regular o ponto de ignição e revisar o sistema de arrefecimento do motor.
- Causa 3 - Remover todos os resíduos de impurezas que se acharem incrustados na câmara de combustão.
- Causa 4 - Substituir as velas por tipo correto.
MOTOR EM BOAS CONDIÇÕES


Aspecto da vela - Com depósitos de coloração marrom, marrom claro, cinza ou cinza claro.
Causas - A vela está cumprindo normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.
Solução - Para assegurar essa operação de maneira contínua e
satisfatória, limpe as velas e regule as folgas dos eletrodos a cada
3.000 km e troque-as conforme a especificação no manual do proprietário.
Causas - A vela está cumprindo normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.
Solução - Para assegurar essa operação de maneira contínua e
satisfatória, limpe as velas e regule as folgas dos eletrodos a cada
3.000 km e troque-as conforme a especificação no manual do proprietário.
FIM DA VIDA ÚTIL


Problema - Dificuldade na partida. Perda de desempenho do motor e aumento de elementos poluentes nos gases de emissão.
Aspecto da vela - Folga dos eletrodos aumentada. Eletrodos arredondados.
Causas - A vela se desgastou normalmente e, nesse estado,
provoca sobrecarga no sistema de ignição requerendo voltagem maior,
além de aumentar o consumo de combustível porque sua vida útil acabou.
Solução - Coloque velas novas.
fonte:http://www.envenenado.com.br
Aspecto da vela - Folga dos eletrodos aumentada. Eletrodos arredondados.
Causas - A vela se desgastou normalmente e, nesse estado,
provoca sobrecarga no sistema de ignição requerendo voltagem maior,
além de aumentar o consumo de combustível porque sua vida útil acabou.
Solução - Coloque velas novas.
fonte:http://www.envenenado.com.br
adaptação:Pablo
2 Comentários
tenho um fusca e cada 3 meses a vela suja de carvão fino e ninguem descobre a causa ja fiz de tudo fiz motor troquei carburador e continua mesmo jeito alguem pode me ajudar.
ResponderExcluirmario_cs_@hotmail.com
olha, isto pode ocorrer devido a entradas de ar falsas, pode ser um coletor de admissao bambo, pode ser o pe do carburador nao plainado, ou ate mesmo valvulas presas...
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