Alinhamento

Alinhamento é, como o próprio nome diz, responsável por manter o carro “na linha” – sem que “puxe” para um lado, desde que transitando em piso regular. O alinhamento é especificado pelo fabricante do veículo a fim de oferecer maior eficiência de rolamento, melhor dirigibilidade e otimização do grau de esterçamento. Qualquer alteração que ocorra nas especificações de alinhamento, ocasionada por impacto, trepidação, compressão lateral e desgaste dos componentes da suspensão poderá comprometer o bom comportamento do veículo. Ou, ainda, provocar desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem. São quatro os itens envolvidos no alinhamento: convergência, divergência, cáster câmber. Todos eles devem ser observados no alinhamento, que será feito: 1 – a cada troca de pneus; 2 – quando os pneus apresentarem desgaste excessivo na área do ombro; 3 – quando os pneus apresentarem desgaste em forma de escamas na banda de rodagem; 4 – se um pneu tiver maior desgaste do que o outro; 5 – trepidação das rodas dianteiras; 6 – vibração do carro; 7 – volante duro; 8 – carro tende para os lados quando o motorista solta o volante; 9 – carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados; 10 – a cada 10 mil km (rodízio ou balanceamento); Fonte: Goodyear

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