Diagrama Correia Dentada Nissan Motor VG30E e VG33E

Motor VG30E,

VG33E

Quest V40 3.0L V6

Pathfinder 3.3L V6

año: 1993-98

Intervalo del Cambio de la Cadena o Banda de Distribución

Nissan recomienda reemplazar cada 60.000 Millas (132.000Km) ou 48 meses.

Siempre debe tenerse en cuenta el uso que se le de al auto y los intervalos de cambio según la recomendación..

Siga las especificaciones para evitar daños en el motor

Si no hay una Instalación precisa, puede ocasionar daños en los pistones y válvulas.

Se deve de realizar un chequeo a la compresión de todos los pistones o cilindros antes de remover la Cabeza.

Ferramentas Especiales

- Nenhuma.

Precauciones

- Desconecte la Tierra del la Bateria.

- No gire el árbol de elevas para quitar la Banda de Distribución.

- Quite las bujías de encendido para aliviar la presión del motor si tiene que ser girado.

- Gire el Cigueñal en el sentido normal de uso o en el sentido de las manecillas del reloj.

- No gire el Cigueñal y árbol de elevas mientras se encuentre sostenido por otra polea.

- Observe todos torques.

DIAGRAMA

clip_image002

Desinstalación

1)-Drene o líquido de arrefecimento.

2)- Remova:

a)- Protetor de água do motor.

b)- Radiador.

c)- Ventoinha e acoplador.

d)- Correias de acessórios adicionais.

e)- Mangueira de entrada d’água do termostato.

f)- Polia da bomba d’água.

g)- Protetor do distribuidor.

h)- Válvula protetora do tubo de entrada de ar.

i)- Parafuso da polia da árvore de manivelas (fig.1).

clip_image003

j)- Polia da árvore de manivelas (fig.2) e placa guia.

k)- Protetores da correia de sincronismo (fig.3 e 4).

3)- Instale temporariamente o parafuso da polia da árvore de manivelas.

4)- Gire a árvore de manivelas lentamente à direita até o cilindro N° 1 no ponto morto superior de compressão.

5)- Confirme que as marcas de sincronismo da engrenagem da árvore de manivelas e do comando de válvulas estão alinhadas (fig. 5, 6 e 7).

clip_image004

6)- Solte o pino tencionador (fig. 8).

clip_image005

7)- Usando uma chave Allen, gire o tencionador à direita para longe da correia e aperte ligeiramente o parafuso.

8)- Remova a correia de sincronismo.

Instalación

1)- Confirme que as marcas de sincronismo estejam alinhadas (fig. 5, 6 e 7).

clip_image004[1]

2)- Instale a correia de sincronismo, começando pela engrenagem da árvore de manivelas e então trabalhe na direção anti-horária, confirme que a correia de sincronismo tencione entre as engrenagens no lado oposto ao tencionador.

Nota: A seta marcada na correia deve ficar apontada para o protetor dianteiro da correia de sincronismo, com as linhas brancas da correia alinhadas com as marcas nas engrenagens da árvore de manivelas e do comando de válvulas. Devem estar 40 dentes entre as marcas da engrenagem do comando de válvulas e 43 dentes entre a engrenagem esquerda do comando de válvulas e a engrenagem da árvore de manivelas.

3)- Solte o pino tencionador (fig. 8), enquanto isso prenda o tencionador usando uma chave Allen.

clip_image005[1]

4)- Gire o tencionador à direita 70-80° usando uma chave Allen, e aperte temporariamente o pino (fig. 8).

5)- Gire a árvore de manivelas lentamente duas vezes à direita até o cilindro N° 1 no ponto morto superior de compressão.

6)- Confirme que as marcas de sincronismo estejam alinhadas (fig. 5, 6 e 7).

clip_image004[2]

7)- Pressione a correia de sincronismo firmemente na Ñ entre a engrenagem do comando de válvulas e o tencionador com a força de 22lbs.

8)- Segure o tencionador com uma chave Allen solte o pino tencionador

(fig. 8).

9)- Insira um calibrador de 0.38 x 13.7mm entre a polia tencionadora e a correia (fig. 9).

10)- Gire a árvore de manivelas lentamente à direita até que o calibrador esteja na posição mostrada entre a polia e a correia (fig. 10), a correia vai mover 2.5 dentes.

clip_image006

11)- Segure o tencionador com uma chave Allen e aplique um torque de 43-58Nm no pino tencionador (fig. 8):

a)- 44-58Nm Motores 3.3L

b)- 44-58Nm Motores 3.0L até 96.

c)- 79-88Nm Motores 3.0L a parir de 97.

12)- Gire a árvore de manivelas lentamente à direta e remova o calibrador.

13)- Gire a árvore de manivelas lentamente duas vezes à direita até o cilindro N° 1 no ponto morto superior de compressão.

14)- Confirme que as marcas de sincronismo estejam alinhadas (fig. 5, 6 e 7).

clip_image004[3]

15)- Pressione a correia firmemente entre as engrenagens da árvore de manivelas com a força de 22lbs. A deformação na correia deve ser de 13.7-16.5mm.

16)- Se não, repita os procedimentos de tencionamento 4 a 16.

17)- Remova o parafuso da polia da árvore de manivelas (fig. 1).

clip_image003[1]

18)- Instale os componentes na ordem inversa de que foram removidos.

19)- Aplique um torque de 122-132Nm no parafuso da polia da árvore de manivelas (modelos 93) 190-212Nm (modelos 94) (fig. 1).

20)- Recarregue o sistema de refrigeração.

0 Comentários:

Postar um comentário

Anuncio1

 
[ Kit's Car ] | by TNB ©2010