Os emblemas dos fabricantes de automóveis são mais do que simples símbolos
de identificação das marcas. A maioria deles traz embutidos diversos
aspectos da história da marca, capazes de aguçar a curiosidade dos
aficionados por carros. *
no final do século passado. Como escuderias, agremiações esportivas e outras
associações, os primeiros fabricantes de automóveis não dispensavam um
símbolo de identificação do modelo, seguindo uma tradição surgida na Idade
Média, como os brasões nobiliárquicos. Veja o significado dos que mais
ficaram marcados na história do automóvel:

Porsche - São dois brasões sobrepostos - o da região de Baden-Württemberg
e o da cidade de Stutgartt (o cavalo empinado), sede da marca alemã. A marca
adotou o símbolo a partir de 1949.

Ford) é o símbolo da masculinidade. Por esse motivo já foi muito contestado
por movimentos feministas na Europa

aviões em 1938. O nome vem de Svenska Aeroplan Akteebolaget. A produção de
automóveis começou em 1959. O logotipo circular tem um animal mitológico com
cabeça de águia e garras de leão, símbolo da vigilância. O azul de fundo é a
cor da marinha.

estrelas). Isso explica a constelação adotada como logotipo da marca.

sugerir sofisticação e prestígio. Desde então, teve quatro mudanças de
visual. O primeiro símbolo, de 1898, eram dois "R", em homenagem aos irmãos
Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.
Rolls Royce -Os dois "R" do logotipo eram estampados em vermelho. Com a
morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick Royce
(1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, em sinal de luto.
Quadrifoglio - O trevo de quatro folhas dos esportivos da Alfa Romeo é o
amuleto usado pelo piloto Ugo Sivocci, considerado herói da marca depois de
ter morrido em um acidente, em 1923, no circuito de Monza (Itália). A partir
daquele ano, todos os carros de corrida passaram a ter esse logotipo na
carroceria.
Peugeot - O leão estilizado, que representa a "qualidade superior da
marca" e homenageia a cidade de Lion (França), é usado desde 1919. Desde
então, o logotipo sofreu sete modificações.*

um círculo vermelho ao fundo (que representam a luz do sol e a sinceridade)
remetem ao provérbio "sinceridade leva ao sucesso". Nissan significa
"indústria japonesa

preciosidade. O símbolo veio do nome da marca: "Mitsu" significa três em
japonês; "Bishi", diamante

para uso na terra, água e mar. Surgiu depois que Gottlieb Daimler enviou
cartão postal para sua mulher, dizendo que a estrela impressa no cartão iria
brilhar sobre sua obra.

símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos
Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati.

sigla G.P. (General Purpose), utilizada para identificar os modelos
destinados a vários tipo de uso.

inalterado desde a fundação da empresa, em 1903. Hoje ele inspira o desenho
das grades dos carros da marca.

Italiana de Automóveis de Turim

avião de Francesco Barraca, piloto de caça italiano morto na Primeira Guerra
Mundial. A pedido da mãe de Barraca, o comendador Enzo Ferrari passou a
adotar o emblema em seus carros a partir de 1923.

Kansas (EUA), no oeste norte-americano.

baseado na ilustração do papel de parede de um hotel em Paris onde um dos
fundadores da marca, William Durant, teria se hospedado, em 1908. Durant
guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da marca de automóvel
que fundou em parceria com o piloto Louis Chevrolet.

Chevron", simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro Andre
Citroën, fundador da marca francesa.

pentágono com cinco triângulos, representa a precisão da engenharia. O logo
atual é um escudo com asas, que já havia sido foi adotado entre as décadas
de 30 e 50.

*Lamborghini - O touro que aparece no símbolo dos esportivos italianos é uma
homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às lutas de touro,
pelas quais era fanático. Tanto que os carros da marca (Diablo e Murciélago)
têm nomes de touros famosos.

formaram a Auto Union, fundada em 1947. São elas: Horch, Audi, Wanderer e
DKW. No dia 1º de janeiro de 1985, a Auto Union passou a se chamar Audi AG,
com sede empresarial em Nekarsulm, na Alemanha.
Alfa Romeo - O símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha
(brasão da cidade de Milão) e pela serpente devorando um homem (símbolo da
família real milanesa). O nome do fabricante italiano, fundado em 1910, é a
combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o
sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.*
depois que os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do
governo alemão para produzir motores de avião, em 1917. O primeiro carro a
ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. BMW é a
abreviatura de "Fábrica de Motores da Bavária" (Bayerische Motoren Werk).
1 Comentários
muito interessante o post kra.
ResponderExcluirvi q vc colocou meu banner aqui, estou colocando o seu lah no blog tbm.
BLOG DA BULACHA LOUCA
http://blogdabulachalouca.blogspot.com/
** se vc estah procurando uma forma de divulgar o blog, eu sugiro que o faça pelo orkut. =P
grande abraço.